-
Arquitetos: Ana Williamson Architect
- Área: 4018 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Dasja Dolan
À primeira vista, a casa que existia nesse lugar, em Menlo Park, CA, não valia a pena recuperar. Esteve disponível para locação durante muitos anos, a sua vegetação havia crescido selvagemente e estava em estado de abandono. Felizmente, os novos proprietários da casa puderam ver além do seu estado atual. Eles se apaixonaram pelo charme de velho mundo da casa, especialmente suas lareiras e tetos abobadados. A localização da edificação deu-lhes uma sensação de viver em zona remota, mas ao mesmo tempo, perto das comodidades modernas. Depois de haver passado por duas "desmontagens" anteriores, eles seguiram em frente a pesar dos desafios que vinham com o trabalho por causa das restrições existentes.
Os objetivos da equipe de projeto eram manter a integridade da casa, melhorar o fluxo e conectar os espaços interiores aos exteriores e sobrepor uma estética moderna. Os proprietários estavam buscando criar um ambiente moderno onde poderiam juntar o velho e o novo. Queriam linhas e materiais limpos e ainda assim serem capazes que acomodar suas antiguidades vindas da Índia e do Japão. Como uma família de cinco membros, que recebe frequentes visitas da família da Inglaterra, o programa exigia 4 dormitórios e uma suíte de visitas. As expansões da casa totalizaram 104,98 m² proporcionando assim um espaço suficiente para satisfazer suas necessidades funcionais (total de 370,68 m²). Os proprietários também optaram por incorporar muitas características "verdes" e foram premiados com 98 pontos de Build-it-Green.
Finalizada em 2009, a casa integra o fluxo funcional com as características naturais do local. O desenho tem uma estética moderna, com formas simples, linhas puras e materiais naturais. A luz natural foi aproveitada a cada oportunidade através de grandes janelas metálicas e claraboias. O carvalho existente perto do acesso principal é tido como um novo pátio de entrada. Organizar os espaços de estar em volta do pátio e dar-lhes a possibilidade de abrir-se até ele, foi um gesto deliberado para reforçar a conexão com exterior e assim criar um diálogo entre as alas da casas.